Chá do Parto

Chá do Parto


    O chá do Parto foi um encontro criado para reunir as gestantes, a partir de 37 semanas, e seus acompanhantes com a intenção de discutir e desmistificar os medos e a insegurança que muitas vezes surgem, na maioria delas, relacionadas ao momento de início do trabalho de parto e o parto.
    O primeiro encontro aconteceu dia 13 de Janeiro tendo como temática principal a celebração da feminilidade que, contou com a participação da gestante Elizabete Albino Feitosa com 35/36 semanas, que nos encantou com a dança do ventre, mostrando a todos que é possível se manter ativa desde o início até o final da gestação.







    Em 22 de fevereiro de 2011, realizamos na Casa de Parto o Chá do Parto com a temática Carnaval.
    O ambiente foi cuidadosamente preparado para receber as gestantes a partir da 36ª semana com o objetivo de trabalhar os medos e anseios do momento tão esperado por todas as futuras mamães - o nascimento.
    Tivemos a presença da gestante Cristiane, passista, que está na 37ª semana de gestação e deu um show de dinamismo e energia.
    Aguardem nosso próximo chá!



    Nosso terceiro encontro, no dia 29 de março, teve como temática a Valorização da Imagem Feminina.      
    Contemplando as comemorações pelo mês da mulher e pelo sétimo aniversário da Casa de Parto, as gestantes e seus acompanhantes discutiram os vários papéis que a mulher assume, entre eles, a maternidade. 
    Montamos um camarim onde as gestantes puderam valorizar a beleza de cada uma, mostrando como é importante a manutenção de sua auto-estima. Fizeram escova, maquilagem e, em seguida, uma bela sessão de fotos que vocês podem conferir aqui....






     

    









    No dia 19 de abril, aconteceu nosso quarto chá do parto, como objetivo desde sua criação, o encontro oportunizou às gestantes verbalizarem seus medos e anseios proporcionando o desapego desses sentimentos que, podem interferir durante o trabalho de parto e o parto. 
    Estes encontros, ao passar dos meses, favoreceram um crescimento significativo do empoderamento das mulheres resultando na naturalização e no envolvimento maior no parto. 
   Influenciados pelo clima de renovação que representa a Páscoa, foram distribuídos brindes e como de costume, servido um delicioso lanche.


    No mês das mães, não poderíamos deixar de trabalhar todas as emoções destas mulheres que, já sendo mães ou não, estão sendo “geradas” para “nascerem” como mãe mais uma vez.
   Neste encontro, um Instituto de embelezamento nos presenteou enviando-nos um grupo de profissionais que trabalham com designe de sobrancelhas. As gestantes escolheram entre a depilação com cera, o uso da pinça ou da rena para desenharem suas sombrancelhas.
    Em seguida, formamos uma roda da confiança onde elas puderam se desfazer de seus medos, anseios e incômodos objetivando mais segurança e conforto com a proximidade do “nascimento”.
    Discutimos sobre a confecção dos planos de parto e as orientações acerca do trabalho de parto e parto. Terminamos confraternizando com nosso lanche.  












      No dia 22 de junho foi a vez de trabalharmos o vínculo familiar e os medos inerentes desse momento tão especial da gravidez - o final da gestação. 
     Neste dia também oficializamos a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil com as Unidades de Saúde através do programa “Cegonha Carioca”, projeto inédito que visa ampliar e qualificar o atendimento oferecido às gestantes da cidade do Rio de Janeiro.  
     Após a realização da oficina, houve a distribuição dos enxovais a cada gestante que realiza o seu pré natal na Casa de Parto e a finalização com o tão esperado chá da tarde, momento de total confraternização da equipe, gestantes e seus familiares.





















Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Laranjeiras do Sul, S/N - Magalhães Bastos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3111-7602 | (21) 3111-7605